quinta-feira, 23 de junho de 2011

Modelagem de Saia

Ainda sobre modelagem, hoje vou contar como foram nossas aulas p/ aprender a modelar uma saia simples, também chamada de modelo lápis ou reta. (Imagem daqui - ilustração de ABC da Moda, de Xico Gonçalves)

A metodologia utilizada pela profa. Márcia é passar as medidas de cintura, quadril, comprimento da saia e altura do quadril na lousa p/ traçarmos em uma escala menor em nossos cadernos, sendo que desenhamos 1/4 das medidas da circunferência da peça em dois moldes: frente e costas.

Como usamos muita numeração nas aulas, e também contas, a profa. nos deu uma dica de que na fita métrica podemos encontrar a quarta parte da medida, desta forma:

Se a medida for de 78, por exemplo, p/ a cintura, encontra-se a numeração na fita métrica; em seguida, em cima dessa numeração você vai encontrar sua metade, no caso 39. Agora, retorne até o n° 39 na fita, em cima dele terá 19,5, ou seja, 1/4 de 78!

Outra dica passada foram três medidas padrões para a altura do quadril:

- Baixa: 16

- Média: 18

- Alta: 20

Sobre a linha da barra, pode-se afunilar três cm ou aumentar sete, dando a saia êvase, sendo que as saias transpassada e godê não usam o molde dobrado.

Para saias de cós baixo baixar na frente seis cm, na lateral 4 e atrás 3,5 cm, mas depois do molde pronto, em tamanho padrão.

Também vimos algumas siglas para as metragens:

B - busto

P - punho

C - cintura

OP - do ombro ao punho

Q - quadril

CBF - comprimento busto frente

CBC - comprimento busto costas

E, quais n°s de agulhas devemos usar de acordo c/ os tecidos:

9 e 11 - tecido fino

14 - tecido médio

16 e 18 - recido pesado

23 - tecido grosso

Encontrei no blog Alinhavos de Moda um molde básico de saia tal como o desenhamos nas duas aulas que tivemos sobre o tema:




E no blog Oficinas de Estilo você pode ler sobre os vários tipos de saia existentes:





Outro post bacana que encontrei foi no blog Pitanga do Cerrado c/ um passo-a-passo de modelagem de saia - http://pitangadocerrado.blogspot.com/2009_09_01_archive.html

O próximo passo é fazer um molde de saia p/ Iara, a sereia, filha de minha parceira Ana Carolina no blog Parto no Brasil. E, o desafio será cortar o tecido e costurar, pela 1a. vez, entre poás, cetins e rendas! Só preciso de uma máquina...

2 comentários:

  1. Olá tudo bem?
    Estou "tentando" aprender a costurar..acabei de fazer esse molde da saia lápis para mim mas estou com duvida do tecido que devo usar,realmente não tenho idéia, será que pode me indicar algum??
    desde ja..grata!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Joanita!
    Puxa, este post é um sucesso mesmo, haha. Um dos mais visualizados!
    Vai do seu gosto, e do caimento do tecido. Eu amo algodão, mas talvez não seja um tecido indicado p/ uma saia lápis. E, oxford? Não gosto muito, pq é super sintético. Talvez uma cambrai, c/ um forro. Enfim. Vá num armarinho e sinta os tecidos! E, volte p/ nos contar como foi a aventura! Inté!

    ResponderExcluir