segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Antes que eu vire abóbora...



Já passa da meia-noite. A cria dorme e o companheiro assiste vidrado um documentário sobre o escritor americano Charles Bukowski. O chalezin à luz da luminária também descansa depois de um agitado dia de trabalho no home-office - revisão dos textos que vão integrar a obra literária sobre as parteiras tradicionais caiçaras e redação do relatório do Projeto Xilogravura e Protagonismo Juvenil (conheça aqui o blog Xilogravura em Cananéia). E, no meio disso tudo espiadas nos blogs para as leituras diárias (vide Cabeceira!), e quanto projeto lindo, dicas, inspirações! E, tudo o que eu queria era costurar, rs!

Nesta segunda não tivemos aula de Corte&Costura, devido ao feriado municipal - ilha em festa! Mas, a máquina trabalhou bastante nesta semana anterior, dá só uma olhada!



sachezin de lavanda!



modelagem da camisa p/ Rudá!



saia da Luiza!



saia da Bia!



a própria, toda linda!


era uma vez um pijama!



que se transformou em uma aconchegante calça!

Obs.1: Mordo esse dedo! E, coloca a outra meia, moleque danado!

Obs.2: Helô, prometo que subo as fotos de nosso último almoço em família no chalezin, mas só se vc trazer cupcakes de Sampa p/ mim, q tal?! Hehe.

domingo, 14 de agosto de 2011

Treze Avós!


Ontem tive um sábado especial! E, mesmo que de uma forma sucinta, rs, venho compartilhar como foi participar de um dos três dias do Encontro Intergeracional Indígena pela Paz, em Pariqüera-Açu/SP, no sítio Toque Natural e na aldeia Guarani Pindo-Ty.

O evento contou, ainda, com a participação de uma das 13 avós, a Maria Alice, que integra o Conselho Internacional das Treze Avós Nativas.

Este conselho é um fórum mundial formado por avós de várias tradições de diversos pontos do globo - Floresta Amazônica, Círculo Ártico da América do Norte, Florestas do Noroeste Americano, Planícies da América do Norte, Terras Altas da América Central, Colinas Negras do Dakota do Sul, Montanhas de Oaxaca, deserto do Sudoeste Americano, Montanhas do Tibet e a Floresta da África Ocidental), que se reuniu pela primeira vez no Estado de Nova York, no ano de 2004, para formar uma aliança global de preces em benefício da cura do planeta e todos os seus habitantes, especialmente as crianças e as gerações vindouras.

For The Next 7 Generations Trailer from Laughing Willow on Vimeo.



Em outubro, Brasília cediará o encontro deste ano de 2011, cujo tema será a água - saiba mais no site e confira a programação!

Tivemos a oportunidade de bailar ao som dos indígenas Guarani que tocaram e cantaram, rodeados por uma fogueira e um lindo dia ensolarado nessas bandas do Vale do Ribeira!

À noite fomos até a aldeia conversar com o pajé e o cacique que nos contaram sobre a espiritualidade Guarani, os caminhos sagrados, a memória oral de um povo resistente - "Nossa história não é escrita!" - cacique Renato.

E, para completar me reencontrei com uma querida irmã, a Josi - linda parteira! Além de outras pessoas especiais, entre elas Esther, Ana Paula, sua cria coisalinda!, Rô, que atua na discussão da Economia Solidária na região e uma artesã de bonecas Waldorf!

Fogueira, círculo, cânticos, bailado, preces e coração em sintonia com as belezas da Vida!


Os clics:









quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mesmo onde não existe energia elétrica, elas costuram!

Comunidade caiçara do Marujá, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC) - SP






* Fotos de Bianca Lanu, de 04 de agosto de 2011.